Volta às Aulas: Como o Varejo deve se preparar

  • A volta às aulas em 2023 será marcada por um ritmo de normalidade pré-pandemia e por novas tendências de venda e de consumo.
  • Criar estratégias online e montar um portfólio com os produtos mais vendidos e mais procurados do momento são alguns dos diferenciais deste ano.
  • É necessário criar estratégias voltadas para clientes que tiveram seu poder de compra reduzido devido à crise econômica que o país enfrenta.
  • A presença digital é fundamental para que o cliente se lembre da loja e tome a decisão de comprar ali, em vez de ir a um estabelecimento concorrente.

Desde 2020, o segmento de papelaria foi muito afetado durante o período da volta às aulas por causa da pandemia do coronavírus e da baixa vacinação de crianças e adolescentes.

O ano de 2023 será o primeiro que iniciará com relativa normalidade, o que também pode trazer certo otimismo para os vendedores.

No entanto, quem já está no ramo sabe que a mudança de paradigma é grande, pois o aumento das vendas online tem sido marcante neste período.

Diante desse cenário, o comerciante precisa estar preparado, afinal, o ano letivo está batendo na porta. Como fazer isso? Vamos falar sobre isso agora.

Característica da Volta às Aulas em 2023

As lojas especializadas foram as que mais sofreram com o isolamento social e o ensino a distância durante a pandemia. Isso aconteceu porque esse tipo de estabelecimento normalmente é o mais procurado pelos clientes, mas foi um período de queda da demanda.

É claro que a alta procura não se deve a nenhum outro fator a não ser a variedade de produtos que as papelarias conseguem oferecer, pois são capazes de ir além do básico e atender totalmente a demanda das mais variadas listas escolares.

No entanto, a concorrência neste setor foi ampliada devido ao recente fortalecimento do mercado digital. No e-commerce, o setor de papelaria cresceu 31,8% de acordo com um levantamento do IBGE publicado no último ano.

Se nos últimos anos ainda houve alguma alteração no consumo por causa da pandemia, neste ano, o patamar deve continuar o mesmo do período pré-coronavírus. 

Ou seja, o varejo especializado deverá continuar a buscar diferenciais competitivos e seguir tendências de mercado para se destacar.

Já os segmentos não especializados do varejo devem, ao menos, investir nos itens mais vendidos e nas marcas mais famosas, que o público já conhece ou confia.

É preciso ter em mente que o país está passando por um momento de crise econômica e inflação, quando o poder de compra do consumidor está relativamente mais baixo.

Por causa disso, os consumidores estão atrás de promoções e melhor preço, não apenas por uma questão de conveniência, mas também por necessidade.

Em resumo: nós estamos falando de um mercado tradicional no qual os consumidores compram daqueles em quem confiam. Ou seja, é preciso investir em produtos que valem a pena.

Produtos Mais Vendidos na Volta às Aulas

A seguir, veremos alguns produtos que estiveram entre os mais vendidos no Mercado Livre. É claro que, por ser uma plataforma de vendas online, suas vendas podem se comportar de forma diferente em relação ao varejo físico, por exemplo.

No entanto, os exemplos que veremos são uma forma de ilustrar o que uma fatia significativa do público está buscando quando o assunto é a volta às aulas.

Mochilas

As mochilas possuem uma venda muito alta nos dois primeiros meses do ano. Quem já está habituado a vender esse tipo de produto sabe que mochila não é tudo igual, principalmente quando se atende o público infantil.

A variedade de tipos inclui a mochila de rodinhas ou de alça, além dos diferentes tamanhos, cores, temas e faixas de preço e é algo que tem a capacidade de atrair públicos bastante distintos.

Lancheiras

Outro líder de vendas, as lancheiras possuem um ticket médio de R$70 de acordo com o levantamento, o que pode agregar valor ao ticket final, tendo em vista que este é um dos itens mais buscados.

As características das lancheiras podem ser tão diversas quanto a das mochilas. Portanto, é preciso estar atento ao gosto do público para oferecer as variedades adequadas para ele.

Estojos

Assim como as mochilas, os estojos possuem uma saída bem alta durante os dois primeiros meses do ano. Destaque especial para as marcas Tilibra e Kipling, que são as duas mais vendidas da categoria.

Cadernos

Em 2022, o Mercado Livre registrou um aumento de 300% nas vendas de cadernos, sendo umas das categorias que mais cresce em vendas no site.

Os cadernos possuem diferentes tipos e faixas de preço. Além dos modelos mais tradicionais com capa de papel ou espiral, há também aqueles mais inovadores, como o moleskine e o caderno inteligente.

Os dois últimos destaques ocupam 8 posições do top 10 de vendas do site. Portanto, é preciso estar atento às inovações para atender as demandas do público.

Além disso, o caderno inteligente também possui folhas de refil que podem ser vendidas separadamente.

Fichários

As vendas de blocos de folhas de fichário tiveram um forte crescimento no último ano, chegando à marca de 400%. 

Vale destacar que este produto não possui uma alta procura apenas no caderno, mas também nas folhas para o bloco que são vendidas separadamente. 

Ainda existem as opções de folhas com e sem decoração, que são formas de agradar alunos e alunas de diferentes faixas etárias.

Lapiseiras

Um item muito utilizado por estudantes de todos os graus de ensino, as lapiseiras possuem algumas variedades significativas para eles, mas que, em geral, não são tão distintas entre si.

Por causa dessa semelhança entre os tipos de lapiseira e por ser um item que as pessoas precisam recorrer com mais frequência, é um bom material para vender no varejo de produtos gerais.

Aqui cabe um destaque para a lapiseira da Pentel, que aparece na segunda e terceira posição do top 10 da categoria.

Lembre-se de vender também o grafite com o calibre necessário para os modelos de lapiseira que irá disponibilizar para venda.

Como Investir em Vendas na Volta às Aulas?

Varejo Especializado

O grande desafio do varejo especializado em papelaria é a forte concorrência no ramo. Por isso, é preciso se destacar buscando trabalhar com as principais tendências de mercado do momento.

A compra dos materiais escolares está crescendo na internet, o que torna cada vez mais necessário para este segmento ter uma boa presença nos canais digitais.

As empresas que conseguirem realizar vendas pela web terão ao seu alcance uma boa alternativa para a expansão dos seus negócios, mas aquelas que não pretendem atuar dessa forma devem, pelo menos, manter uma presença digital.

Ter um website, um cadastro no Google ou perfis nas redes sociais são formas eficientes de ser notado e lembrado pelo cliente.

Se a empresa mantiver sempre suas páginas atualizadas e usar canais de comunicação com o cliente para tirar dúvidas e atender reclamações, conseguirá criar vínculos mais profundos e terá mais chances de ser escolhida pelo cliente na hora da compra.

Podemos resumir tudo isso naquela velha frase: “Quem não é visto, não é notado”. Muitos clientes usam a internet antes de tomar uma decisão e, portanto, a empresa precisa estar muito presente neste espaço.

Além de manter canais de compra e comunicação dinâmicos eficientes, a empresa deve estar atenta aos produtos mais procurados e aos lançamentos para atualizar seu portfólio e atender melhor às demandas do público.

Não se esqueça que, devido ao fato de a competitividade neste setor ser muito alta, ter bons preços e criar promoções é muito importante na hora de conseguir a preferência do cliente.

Como já vimos, isso não é apenas uma questão de se destacar da concorrência, mas também de atender o consumidor que viu o seu poder de compra diminuir por causa da crise econômica.

Varejo Não-Especializado

O foco do varejo não-especializado deve estar voltado para faturar com o segmento, mas sem aprofundar seu portfólio neste tipo de produto.

Para isso, a melhor opção é investir nos produtos mais vendidos e nos refis para aqueles que precisam. Isto é, aquelas mercadorias de papelaria que os clientes necessitam com mais frequência.

Além dos itens mencionados na lista acima, canetas, lápis, apontadores, pacote de folhas A4, caixas de lápis de cor, clips, grampos e tesouras sem ponta são alguns dos produtos mais procurados.

Além de investir nos produtos mais buscados, é preciso lembrar que, muitas vezes, os clientes estão atrás das marcas que já conhecem e confiam e, por isso, elas também devem estar disponíveis nas prateleiras.

O portfólio da empresa deve ser montado pensando não apenas nos estudantes, mas também voltado para escritórios, que precisam desses itens com regularidade.

Como já destacamos anteriormente, o país está passando por uma situação econômica delicada. Portanto, criar promoções, especialmente nos primeiros meses do ano, quando há uma alta na busca por itens de papelaria, é uma boa forma de atrair clientes.

Não se esqueça de observar as características do seu próprio negócio e do perfil de consumo dos seus clientes para ter seus próprios insights. Junte isso às dicas que nós oferecemos e isso ajudará bastante a ter os melhores resultados de venda na volta às aulas.

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