5 Formas de Vender Mais no Dia das Crianças

  • Para aumentar a venda no dia das crianças, é preciso definir estratégias com base no perfil dos clientes que fazem parte do público-alvo da loja. 
  • Isso é de extrema importância para elaborar o mix de produtos da empresa e também para definir as campanhas de marketing e comunicação para a data.
  • Mas também é preciso ter atenção aos aspectos operacionais, sobretudo pelo fato de que eles apresentam algumas mudanças durante o dia das crianças.
  • Com uma boa metodologia, organização e treinamento da equipe de trabalho, a empresa terá o que é necessário para vender mais nesta data.

No dia 12 de outubro, é celebrado o dia das crianças que, além de ser uma data muito especial para as famílias, também é uma ocasião muito importante para o comércio.

Esta é uma das principais datas sazonais, na qual as vendas de produtos voltados para os pequenos aumentam de forma substancial e, por isso, o comércio se prepara com antecedência para este dia.

Para 2022, um estudo da Behup feito para a Globo mostrou que 81% dos entrevistados pretendem dar algum presente nesta data e o gasto médio fica em torno de R$165.

O momento é otimista e a oportunidade de faturar mais com a data é sempre algo que anima os empreendedores e, por isso, é importante investir em produtos e estratégias para vender mais.

Neste texto, iremos focar com mais profundidade nesse assunto e ver quais são as tendências para aproveitar ao máximo o dia das crianças deste ano.

Como Vender Mais no Dia das Crianças

1- Foque em Seu Público-Alvo

Os empreendedores que pensam que criança é tudo igual ou que o segmento infantil, por si só, já é uma definição de público-alvo estão bem enganados, pois crianças não são todas iguais e nem possuem os mesmos interesses.

Há diversas segmentações possíveis de serem feitas, seja por sexo, idade, classe social e outros fatores que influenciam nos interesses de cada criança.

Isso é algo capaz de influenciar as vendas de qualquer categoria de produtos, incluindo os brinquedos, eletrônicos, comidas industrializadas, entre outros itens consumidos pelo público infantil.

O público-alvo de uma empresa irá influenciar não apenas no mix de produtos a ser criado, mas na faixa de preços que será praticada e também no marketing para se comunicar com esses clientes.

Se você ainda não sabe qual é o perfil do consumidor infantil que frequenta o seu estabelecimento, faça uma pesquisa de mercado ou, ao menos, um breve levantamento com aquilo que você já sabe sobre os seus clientes.

Ao longo do texto, nós ainda falaremos sobre outros pontos capazes de influenciar as vendas, mas tudo deve ser planejado tendo o seu público-alvo como referência.

2- Escolha os Produtos Certos

O consumidor infantil tende a fazer escolhas por impulso, o que, em muitos casos, acaba persuadindo os pais a fazerem as vontades de seus filhos.

No entanto, isso é algo que só pode dar certo se o estabelecimento tiver produtos que sejam de fato atraentes para as crianças. Caso contrário, não será possível gerar este impulso na hora da compra.

dia-das-crianças-vendas

Entre os principais produtos que geram esta demanda, nós podemos citar os brinquedos, eletrônicos, doces, alimentos industrializados, jogos de videogame, etc.

Mas o impulso não é a única coisa a ser levada em conta na hora de montar o mix de produtos. Afinal, muitas pessoas fazem compras para filhos de outras pessoas ou preferem ir às lojas desacompanhados dos pequenos para presenteá-los de surpresa.

Portanto, é preciso pensar também em conveniência, ou seja, itens que de fato podem ser úteis para uma criança. Neste caso, podemos pensar em produtos como roupas, calçados e acessórios.

3- Organize o Estabelecimento

Se você já tem os produtos voltados para o público infantil, o mais importante é, em seguida, organizá-los de acordo com os interesses dos clientes.

Ter uma sessão infantil, independentemente do segmento comercial, é muito importante para que tanto os adultos quanto as crianças sintam que há um espaço destinado a elas.

E não é só isso. Afinal, organizar as coisas dessa forma facilita a compra do consumidor, favorece as compras por impulso e cria uma imagem positiva para o estabelecimento.

E, já que o assunto é organização, não podemos deixar de falar no abastecimento do estoque que, devido ao aumento da procura por produtos na ocasião, deve estar preparado para atender as demandas sem que haja rupturas.

O estabelecimento pode se abastecer considerando alguns fatores como o desempenho das vendas no ano anterior, o giro de estoque dos últimos meses e a expectativa de vendas para a data.

Uma vez que as prateleiras e o acervo estiverem prontos para receber os clientes, não se esqueça de organizar os demais espaços da loja com uma boa decoração para a ocasião.

Algumas dicas são: usar temas infantis atraentes, organizar a vitrine, utilizar banners, panfletos, etiquetas de preço diferentes e, se for interessante, disponibilizar brindes como forma de proporcionar uma experiência agradável para pais e filhos.

4- Foque em Estratégias de Marketing

Quem está preparando uma grande festa não pode esquecer de enviar os convites, certo? A mesma coisa vale para os negócios, que dependem de um marketing atraente para despertar o interesse dos consumidores pelas compras.

Criar anúncios online e offline, utilizando redes sociais e anúncios publicitários são alguns dos recursos aos quais as empresas podem recorrer para destacar grandes oportunidades de negócio para o dia das crianças.

Mas não basta colocar apenas a sua marca em destaque, é importante também divulgar os produtos e serviços disponíveis na loja.

Uma boa forma de fazer isso é dando maior visibilidade para as mercadorias que são as principais tendências do momento ou destacando aquelas que estão com um bom preço.

E, por falar em bom preço, não se esqueça de criar promoções, pois essa também é uma forma de atrair os clientes e gerar boas experiências de compra.

E, para proporcionar um bom momento, não apenas de compras, mas também de lazer, disponibilize atrações no seu estabelecimento, como distribuição de pipoca, algodão doce, cama elástica, piscina de bolinhas, balões, entre outras opções divertidas.

Consumidor Infantil

Lembre-se que, além de atrair consumidores, seu foco também deve ser na retenção deles e, por isso, é muito importante que eles tenham um dia das crianças agradável dentro da loja para que associem a marca a uma experiência positiva.

5- Prepare a Equipe

O dia das crianças se trata de uma data com maior fluxo de vendas. Também conta com o aumento da frequência dos pequenos nas lojas e com uma parcela de produtos maior no estabelecimento voltada para eles.

Estamos falando de um período com muitas especificidades e, portanto, os estabelecimentos precisam preparar os seus atendentes para lidar com toda essa demanda.

Instrua os profissionais sobre as características de cada produto para que eles saibam solucionar eventuais dúvidas dos clientes e, assim, consigam oferecer o produto que esteja mais de acordo com o que estão buscando.

Além disso, a forma de lidar com as crianças também é algo muito importante. Muitas pessoas tendem a ignorar as crianças ou mesmo tratá-las com desprezo na hora do atendimento e esses são erros graves.

As crianças devem ser respeitadas como quaisquer outras pessoas. Portanto, ter bom humor e paciência para conversar com elas é importante para que os pequenos e seus responsáveis saiam da loja satisfeitos.

Uma vez que a conduta dos atendentes esteja em ordem para atender o público, é preciso também prepará-los para realizar todas as operações da loja e, dessa forma, agilizar o atendimento e realizar tarefas como repor prateleiras e verificar o estoque.

Uma loja pode ter outras funções extras que demandam atenção, sobretudo em datas sazonais.

No dia das crianças, a equipe de profissionais pode até ser mais cobrada, mas lembre-se: esta é uma data divertida e festiva, não deixe que as coisas saiam do controle.

Conclusão

Neste texto, mostramos que, para que os negócios sejam bem-sucedidos no dia das crianças, as empresas precisam definir o seu foco de atuação, organizar o marketing e as vendas com base nesse foco e criar uma operação com base na sua demanda.

O trabalho não é simples, pois contempla diversos setores do negócio e, por isso, a empresa precisa definir uma estratégia de comunicação, treinar seus funcionários e abastecer seu estoque.

Todos os detalhes técnicos são fundamentais para esta data, mas focar apenas neles não é o suficiente. Afinal, estamos falando de crianças, um público cuja boa experiência de compra depende da diversão como um fator estimulante.

Portanto, fuja do óbvio, instrua seus funcionários a tratar bem os pequenos, ofereça atrações e brincadeiras em seu estabelecimento e decore seu ambiente para que fique atraente.

Se seu estabelecimento não possui um foco exclusivo no público infantil, crie seções para as crianças e organize-as pensando em proporcionar conveniência e estimular as compras por impulso.

Por último, não se esqueça dos adultos, pois os tutores também precisam se sentir bem no ambiente. Afinal é deles que parte a decisão final de compra, fora o fato de que muitos vão ao estabelecimento desacompanhados de crianças.

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