5 Produtos para Pets que não Podem faltar no seu Supermercado

No dia 4 de outubro, é celebrado oficialmente o dia dos animais e as empresas do comércio varejista não podem deixar de ficar atentas aos produtos para pets, que são tão importantes para vendas.

Quem tem um bichinho de estimação nunca o deixa desassistido e sempre está buscando os melhores alimentos, petiscos, brinquedos, acessórios e itens para que os pets sempre tenham o máximo de conforto e uma boa saúde.

Mas e o que isso tem a ver com os supermercados? Bem, o Brasil possui o segundo mercado pet mais forte do mundo e investir nesse segmento pode ser uma boa forma de aumentar o faturamento com vendas.

Muitos supermercados hoje já contam com áreas de petshop ou de produtos voltados para os animais de estimação, o que mostra que, mesmo em um varejo de segmento mais amplo, este nicho possui muito acolhimento do público.

Para que as empresas invistam em bons produtos, é preciso conhecer quais são os mais indicados para serem vendidos em comércios supermercadistas.

Pensando nisso, neste texto, iremos mostrar cinco produtos para pets com grande demanda dos consumidores que não podem ficar de fora do seu estabelecimento.

5 Produtos Para Pets Que Não Podem Faltar 

Antes de começar a falar dos produtos indispensáveis para serem vendidos, é preciso lembrar que pets não são uma coisa só e, além de cães e gatos, muitas pessoas criam aves, roedores e peixes de diferentes espécies.

Para que a empresa consiga disponibilizar produtos que atendam o cliente, é preciso que conheça a sua demanda e, para isso, fazer pesquisas de mercado é essencial.

Se a empresa já se antecipou e sabe dos interesses dos seus consumidores, é preciso apostar em variedade na hora de criar um mix de produtos que seja capaz de atender a demanda do cliente.

1-Alimentação

O segmento de petfoods, que são os alimentos industrializados para pets, é a categoria de produtos mais vendidos para animais de estimação.

Isso se deve à sua grande variedade, que consegue atender necessidades de diferentes espécies, e também à diversidade de produtos para que os bichinhos possam não apenas matar a fome, mas também saborear alimentos.

Além das rações, que são o principal produto deste segmento, também existem os sachês, petiscos e, atualmente, é possível encontrar até mesmo alimentos bem elaborados voltados para cães.

Lembrando que petfood não é tudo igual: há rações mais econômicas, linhas premium, saudáveis e outras variedades que levam em conta as necessidades de cada bicho.

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Em alguns locais, também é possível variar na forma de vender o produto, pois há estados em que a legislação permite comercializar rações a granel, o que pode ser uma opção interessante para aumentar o giro deste produto.

As opções são bastante variadas. No entanto, como já frisamos anteriormente, a empresa precisa se certificar de que possui demanda para tanta diversidade. Caso contrário, comprar produtos com baixa saída causará prejuízos.

2- Higiene e Cuidados

Ainda falando sobre produtos com alto giro, não poderíamos deixar de citar os de higiene e cuidados que, embora não se apliquem a todas as espécies, contemplam a maior parte dos animais domésticos, que são os cães e os gatos.

Os produtos são os mais diversificados possíveis. Entre aqueles de primeira necessidade, podemos destacar os shampoos e condicionadores para banhos, sabonetes e areia para gatos, que são mercadorias de maior rotatividade.

Caso a empresa tenha uma demanda para produtos mais específicos, pode apostar em hidratantes para patas, bandejas e pás de limpeza da areia para gatos, escovas e cremes dentais, coletor de fezes, escovas e cremes dentais.

Alguns produtos menos conhecidos surgem como inovações deste mercado, que é impulsionado pelo aumento da demanda, especialmente em centros urbanos, onde o número de cães e gatos que passeiam na rua é maior.

Isso também faz com que as necessidades de cuidados com os bichinhos também aumentem. Portanto, investir ao menos naqueles que são itens de primeira necessidade pode ser algo interessante para os supermercados de modo geral.

3- Brinquedos

As opções de brinquedos são bastante diversificadas e as novidades desse segmento surgem com uma grande frequência. Portanto, vale a pena estar atento aos lançamentos da categoria.

Esses produtos contam com uma boa aceitação do público e, por isso, é bastante comum ver mercados e supermercados que vendem algumas variedades de entretenimento para pets.

Naturalmente, os brinquedos para cães e gatos são os mais comuns e, entre alguns deles, nós podemos citar as bolinhas, ossinhos, arranhadores, brinquedos de borracha, bichinhos de pelúcia, etc.

Mas também não podemos esquecer que existem outros bichinhos que também demandam seus próprios brinquedinhos, como balanços para pássaros, rodinhas giratórias para os roedores, entre outros.

E, assim como em outras categorias, a variedade a ser disponibilizada pelo estabelecimento deve estar de acordo com a demanda que ele possui.

No entanto, oferecer itens deste segmento, ainda que em pouca variedade, pode ser uma alternativa interessante para os supermercados que querem se aprofundar em produtos pet.

4- Acessórios

Outro segmento geral e que pode ser vendido por qualquer supermercadista são os itens e acessórios feitos para pets, que também costumam ter uma boa aceitação pelo público.

Produtos como coleiras, roupinhas, potes de água e ração e bebedouros são alguns que quase todos os bichinhos de estimação possuem.

Esses são itens que quase sempre são de média ou longa duração, e portanto, o consumidor não irá repor com tanta frequência. Isso significa que a loja não precisa manter grandes estoques de boa parte deles.

No entanto, vale destacar que mercadorias de estética e entretenimento para pets possuem uma variedade gigantesca. Então, cabe à empresa verificar quais são os mais indicados para a demanda do seu público.

Como não são itens básicos para atender às necessidades dos pets, é preciso trabalhar bem as estratégias de marketing para tentar emplacar a venda desse tipo de produto.

5- Transporte e Habitação

Esta categoria é composta por itens que os pets possam utilizar em situações que é necessário transportá-los com segurança e por produtos que dão mais conforto ao animal.

As habitações para os animais são essenciais em alguns casos. Por exemplo, nenhum peixe pode ser criado sem um aquário e, em geral, os pássaros e roedores precisam de gaiolas.

E também há outros que não são tão essenciais para os pets, mas que, mesmo assim, possuem uma boa aceitação do público, como a casinha e caminhas para cães e gatos.

Além disso, há os itens de transporte, sendo que o principal deles é a caixinha que, em geral, é utilizada para carregar cães e gatos durante viagens ou em transportes urbanos.

Todos esses produtos possuem um porém: o fato de ocuparem um espaço muito grande nas prateleiras. Por isso, é preciso expor de uma forma organizada e que não obstrua os corredores e nem a visão dos clientes.

Também é preciso colocá-los em um lugar onde o cliente tenha facilidade de manuseá-los e até mesmo de carregá-los, para o caso de decidirem levar esses produtos. 

Conclusão

Para as empresas que querem apostar no segmento pet, o importante é investir nas categorias de maior aceitação do público e investigar profundamente sua demanda através de uma pesquisa de mercado.

Este levantamento é o que permitirá que o estabelecimento descubra se possui demanda para vender produtos mais específicos e de menor procura ou se deve se limitar aos itens genéricos e mais vendidos.

Os alimentos são o produto pet de mais alta procura mas, para as empresas que querem se consolidar como uma boa alternativa ou referência neste mercado, é preciso ir além.

Além disso, é preciso lembrar que, ao falar em variedade de produtos, devemos levar em conta também a diversidade de animais, pois muitos estabelecimentos se limitam a vender mercadorias apenas para cães e gatos.

Não se esqueça de avaliar as especificidades de cada produto, pois muitos deles não são itens essenciais, como é o caso dos brinquedos e acessórios.

Portanto, pode ser que esses produtos precisem de uma estratégia de marketing específica para convencer o consumidor sobre a sua utilidade.

Há também aqueles que ocupam um grande espaço, como no caso de mercadorias de transporte e habitação. Portanto, é preciso organizá-los bem para que não obstruam a passagem e nem a visão do consumidor nas prateleiras.

Mantendo a coesão na hora de montar o mix de produtos e organizá-los na loja, o estabelecimento terá aquilo que é necessário para ter sucesso no segmento pet.

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